terça-feira, 27 de julho de 2010

O Mundo Sustentável

O que eu e a escola podemos fazer pelo desenvolvimento sustentável

O Mundo Sustentável

Antes de falar sobre o que eu posso fazer pelo mundo, vou falar de como ele era.Quando o mundo foi criado estava tudo perfeito com muitos rios, matas, animais, tudo era lindo.Alguns acreditam que Deus criou o homem e a mulher, e assim a raça humana começou a se desenvolver. Chegamos ao ponto em que o desenvolvimento ganhou proporções enormes. O homem criou máquinas, indústrias e muita tecnologia. O homem e a natureza deviam seguir juntos, rumo ao pregresso, mas o homem quer sempre está à frente, assim destruindo a natureza gerando junto com o desenvolvimento, muita degradação em relação ao meio ambiente. Por isso se fala tanto em sustentabilidade, desenvolvimento sustentável que quer dizer crescer, desenvolver sem agredir a natureza.Hoje, nas escolas, o que mais se fala é em sustentabilidade, alertando a todos para que no futuro possamos viver melhor. Uma das formas de ajudar o planeta é reciclando o lixo ou diminuindo o máximo possível, porque com o crescimento das cidades a tendência é o aumento populacional e consequentemente o lixo também aumentará. O mundo hoje está dando um grande passo para a destruição, e o homem tem sido o grande vilão desse processo. É preciso mudar isso! Mas não adianta dizer: eu faço a minha parte, porque só dizer não resolve; tem que fazer mesmo se quiser continuar a viver, se quiser continuar a colher, se quiser ver o futuro chegar. Para isso existem projetos sustentáveis que viabilizam o crescimento sem maltratar a natureza. Recentemente participei do Projeto Beija-Flor e eu posso dizer que com ele aprendi muitas coisas e mudei algumas atitudes. A escola também batalha muito para conscientizar os alunos e eu tenho certeza que todos vão fazer sua parte.Desse modo, eu e minha escola, juntos, vamos construindo um novo mundo a partir de pequenas atitudes como separar o lixo, alertar para a necessidade de preservação, usando o necessário de água, sem desperdícios.Estamos buscando alternativas sustentáveis de crescer sem destruir a vida.

Guilherme Toninato Euflausino nº13 7º74